Os estudantes do Curso de Engenharia de Sistemas e Telecomunicações e do Curso de Engenharia Informática e Telecomunicações, acompanhados pelo respectivo coordenador, Eng. Rui Miguel Inácio, realizaram uma visita de estudo à central da TDM (Telecomunicações de Moçambique) – Beira. A actividade extra-curricular, realizada no dia 2 de Outubro, teve início na sala de Transmissão e Mutiplexagem, com a supervisão do Eng. Cucu, que apresentou a evolução dos equipamentos utilizados ao longo das últimas décadas. O interesse pela temática levou a que se questionasse sobre a avaria ocorrida no passado dia 30 de Setembro. O Eng. Cucu explicou que a TDM possui duas BackBone, uma marítima e outra terrestre, sendo que o problema ocorrido ficou a dever-se ao facto da linha da fibra óptica marítima não estar transitável e a linha terrestre ter sofrido, nesse dia, um corte na zona do Muchungue.

 

Os estudantes foram encaminhados de seguida para a sala de controlo, onde o Eng. Pascoal explicou o funcionamento do controlo da central local e da central trans-local. Passou-se posteriormente à sala de equipamentos onde se aprendeu sobre as funções e as consequências em caso de avaria de cada um dos equipamentos. O Eng. Pascoal destacou o esforço que a TDM faz permanentemente para evitar a paralização das actividades.

Universidade Jean Piaget de Moçambique | Campus universitário de Inhamizua - Beira | info@unipiaget.ac.mz | Telefone: (+258)23346200 | Fax:(+258)23346201 | Celular:(+258)825566500