Promoveu a Universidade Piaget de Moçambique, através do seu departamento de de Engenharia Civil, uma visita de estudo entre os dias 13, 14 e 15 de Setembro, à província de Tete, nomeadamente à Nova Ponte sobre o Rio Zambeze e ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Cahora Bassa.

 

A visita envolveu os alunos do 3º e 4º anos do curso de Engenharia Civil e ainda os alunos do 1º Mestrado em Engenharia Civil da especialidade de Hidráulica e Pavimentos Rodoviários, acompanhados pelo coordenador e pelo docente Eng. Carlos Pedroso. Da visita relata-se:

 

Dia 13 - Saída da Beira. Chegada a Tete e visita à nova ponte sobre o Rio Zambeze. O docente fez uma explicação do funcionamento estrutural e das novas exigências de acompanhamento do comportamento da estrutura com a implementação de equipamento de ensaio permanente nos pilares e partes mais sensíveis da estrutura.

 

Após a visita seguiu-se para Songo.  Dia 14 - Visita às instalações da Barragem de Cahora Bassa. Inicialmente foram dadas explicações gerais sobre o empreendimento, nomeadamente sobre as características hidráulico-pluviométricas pelo Eng. José Matombe,  seguindo-se a explicação estrutural feita pelo Eng. Tembe, ambos técnicos da HCB. De seguida visitou-se a zona das turbinas e equipamentos eléctro-mecânicos, com explicações prestadas pelos mesmos técnicos. Regresso à cidade do Songo. À noite, os visitantes foram convidados para um jantar convívio, promovido pelo Vice-Director da HCB, Eng. Guido, que muito os honrou e onde a boa disposição imperou. Muito se agradece à HCB a recepção exemplar com que agraciou os visitantes.

 

Dia 15 – Regresso à cidade da Beira.

 

Pretendeu-se assim, dar a conhecer aos alunos de engenharia civil, um dos objectos de estudo do seu curso, incentivando-os na sua actividade escolar.

 

Foi grande a satisfação dos participantes, perante a iniciativa escolar.

Universidade Jean Piaget de Moçambique | Campus universitário de Inhamizua - Beira | info@unipiaget.ac.mz | Telefone: (+258)23346200 | Fax:(+258)23346201 | Celular:(+258)825566500