-Primeiros doutorados em 35 anos de história das Universidades Jean Piaget

 

A Universidade Jean Piaget de Moçambique realizou nos dias 10 e 11 de Novembro de 2015, no seu Campus Universitário localizado em Inhamizua, cidade da Beira, as primeiras provas de Doutoramento no ramo das Ciências de Educação, com especialização em Inovação e Currículo. No dia 10 de Novembro, a primeira sessão de apresentação e defesa das teses de Doutoramento foi antecedida pela cerimónia de abertura oficial do evento que contou com a presença dos representantes de Sua Excelência Ministro de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, representantes dos Governos Provincial de Sofala e da Cidade da Beira, bem como dos representantes das universidades públicas e privadas com representação na cidade da Beira, da comunidade académica e do público em geral. As provas em referência foram honradas pela presença do senhor Dr. António Oliveira Cruz, Presidente do Instituto Piaget de Moçambique (IPM). A cerimónia de abertura contou com as intervenções do Magnífico Reitor, Rui Cumbane, do Presidente do IPM, Dr. Oliveira Cruz, do representante de S. Excia a Governadora de Sofala e do Secretário Permanente do Distrito da Beira. Durante os dois dias de decurso dos actos académicos, bastante participados, um grupo cultural tradicional brindou os presentes com um repertório pleno de cultura e tradições moçambicanas.

 

José Caetano, que dissertou sobre o “O Ensino Técnico Profissional: Reflexão Crítica sobre a Relação entre a Formação Profissional e Empregabilidade nas Províncias de Manica, Sofala e Tete, na República de Moçambique”, Fátima dos Santos Batalhão que apresentou e defendeu o tema “O Insucesso Escolar no Contexto Moçambicano: Abordagem, Concepções e Políticas. Um Estudo no Ensino Secundário Geral na Província de Sofala, República de Moçambique e Américo Domingos Matindingue que dissertou sobre o tópico “Processo de Ensino e Aprendizagem: Práticas e Desafios Pedagógicos e Curriculares no Ensino Secundário no Contexto Moçambicano”, constituíram o primeiro grupo de estudantes do curso de Doutoramento em Ciências de Educação – Especialização em Inovação e Currículo que concluíram os seus estudos com sucesso. As três teses foram orientadas pelo Prof. Doutor João Vaz Freixo, professor catedrático da Universidade Jean Piaget de Angola, que simultaneamente é o coordenador científico do curso. Participaram como membros dos júris os Profs. Doutores Rui Cumbane (Presidente – UniPiaget de Moçambique), Vaz Freixo (orientador – UniPiaget de Angola), Evaristo Uaíla (arguente – Universidade Pedagógica), Cristina Tembe (arguente e vogal – Universidade Eduardo Mondlane), José Lencastre (arguente e vogal – Universidade do Minho), Nobre dos Santos (vogal – Universidade Zambeze) e Feliciana Eduardo (vogal – Universidade Eduardo Mondlane).

 

Refira-se que na UniPiaget de Moçambique estão em curso a 2ª e 3ª edição do curso de Doutoramento na mesma área de conhecimento.

Universidade Jean Piaget de Moçambique | Campus universitário de Inhamizua - Beira | info@unipiaget.ac.mz | Telefone: (+258)23346200 | Fax:(+258)23346201 | Celular:(+258)825566500