Os estudantes do Curso de Geologia e Minas, da Universidade Jean Piaget de Moçambique, acompanhados pelo seu coordenador, Dr. Otelo Joaquim, participaram numa conferência sob o tema Carvão: Génese, utilização industrial, impactos ambientais e na saúde humana, realizada na Universidade Pedagógica no passado dia 17 de Setembro. A comunicação foi proferida pela Professora Deolinda Flores, docente da Universidade do Porto – Portugal.

Nesta conferência, o carvão foi apresentado como um dos principais produtos de extracção mineral e de exportação; explicou-se a sequência evolutiva dos carvões (lignite, carvão betuminoso e a antracite) e fez-se a sua caracterização quanto a composição petrográfica, grau de incarbonização e teor de cinzas; alertou-se para o impacto ambiental derivado da exploração do carvão mineral, para a libertação de gases com efeito de estufa, libertação de compostos orgânicos voláteis, contaminação de solos e água, destruição de vegetação, solos com temperaturas elevadas e auto-combustão; aprendeu-se sobre o impacto na saúde humana a partir da inalação de poeiras, doenças respiratórias, fluorose dentária (dentes negros), fluorose esquelética (deformações ósseas).

Universidade Jean Piaget de Moçambique | Campus universitário de Inhamizua - Beira | info@unipiaget.ac.mz | Telefone: (+258)23346200 | Fax:(+258)23346201 | Celular:(+258)825566500